Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Fátima, um lugar de Fé e da Fé!


Chegamos a Fátima no início da noite, mas ainda conseguimos algumas boas fotos. Estava terminando uma missa celebrada na Capela da Aparição.



Com certeza, cometerei neste post todos os clichês possíveis sobre Fátima. Mas não há como escrever sobre o lugar sem mencionar, que ele é mágico, que sua áurea é santa, que me emocionei ao chegar...



Impossível não dizer que, ver as pessoas chegando ao lugar de joelhos e debulhadas em lágrimas é tocante...



Impossível não se emocionar com os peregrinos que andaram centenas de Kms a pé para chegar até ali. Nem o mais cético fica imune aos sentimentos existentes em Fátima.


Eu ousaria dizer que em Fátima, a Fé é sólida, não que eu ache que ela não seja, pois ela é. O que quero dizer é que, quase dá para pegá-la no ar. Ela deixa de ser um substantivo abstrato para se tornar um substantivo concreto. Não se lembra mais das aulas de Português? Volte à gramática.



Quando me vi ali, naquela imensidão de Fé, a única coisa que eu tinha certeza, era de que eu queria muito que minha mãe estivesse comigo, e nesse momento, eu chorei... Chorei de emoção, de saudade, de alegria, de tristeza, foi um turbilhão de sentimentos... E olhando para aqueles rostos felizes, sofridos e esperançosos, eu sabia que, eu tinha que estar ali um dia.



O Santuário de Fátima é imenso, ele é composto de várias partes. As principais são a Capela da Aparição, A Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a Basílica da Santíssima Trindade.


Mais de meio milhão de pessoas estiveram em Fátima nos dia 12 e 13 de maio, do ano passado. Para os que não sabem, no dia 13 de maio é comemorado o dia de Nossa Senhora de Fátima. E durante todo o ano foram mais de 4 milhões de visitantes.


Imagem retirada da internet
Tenho um carinho muito especial por Nossa Senhora de Fátima, pois fui batizada em uma igreja consagrada a ela, e a coroei por muitos anos. Talvez essa informação os ajudem a compreender toda a minha emoção de estar ali, no lugar onde ela aparecera tantas vezes.


Mas voltemos ao santuário. Ele fica localizado no bairro chamado Cova da Iria. A primeira construção existente no lugar foi a Capela das Aparições, que é o coração do santuário. O local exato da aparição está assinalado por uma coluna de mármore sobre a qual está colocada uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.



A Basílica de Nossa Senhora do Rosário começou a ser construída em 1928 e em 1953 ela foi sagrada. Ela possui 15 altares que simbolizam os 15 mistérios do Rosário. 


Os vitrais apresentam cenas das aparições e invocações da Ladainha de Nossa Senhora.



Na Basílica estão os corpos das três crianças a quem Nossa Senhora apareceu, também chamados de Os Pastorinhos. Jacinta, Francisco e Lúcia, sendo a última, a única das três crianças que chegou a idade adulta. 




Em frente a Basílica há a colunata, com imagens de santos sobre ela. As mais próximas a basílica são de quatro santos portugueses, dois de cada lado. São eles: S. João de Deus, S. João de Brito, Santo Antônio e Beato Nuno de Santa Maria. Somando os dois lados há ainda mais 14 imagens de santos.



A última grande construção no santuário foi a Basílica dedicada a Santíssima Trindade, com 8.633 lugares sentados. Ela foi inaugurada em 2007, ano em que se celebrou os 90 anos das aparições.


A decoração é feita nas artes bizantina e ortodoxa. A planta é circular  e existem 12 portas laterais, cada uma dedicada a um apóstolo e a grande portal central é dedicada a Cristo.


Além do santuário é ainda possível visitar as duas casas dos pastorinhos. Ao fundo do quintal da casa de Lúcia, é possível ver o poço onde o anjo apareceu pela 2ª vez.


A Loca do Anjo, outro lugar muito visitado é o local da 3ª aparição do anjo.


Valinhos, local da 4ª aparição de Nossa Senhora.


E ainda há a Via Sacra e o Calvário. A Via Sacra é composta de 15 capelinhas. Quatorze simbolizando a Paixão de Cristo e a 15ª simbolizando Sua Ressurreição.



As 14 primeiras foram oferecidas por católicos húngaros refugiados nos países do ocidente.


O Santuário de Fátima está entre os maiores santuários marianos do mundo. Terminamos nossa visita a Fátima assistindo uma missa. Depois seguimos viagem para Porto.


http://www.santuario-fatima.pt/portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário